quarta-feira, 20 de junho de 2018

Banda N. Sra. Auxiliadora contemplada no “Bandas de Minas”

O vereador Marcos da Luz (PT) esteve reunido com Marco Tulio Costa Barbosa, diretor de Programas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Cultura, do qual recebeu a confirmação que, por intercessão de seu mandato, a Banda de Música Nossa Senhora Auxiliadora foi contemplada no Edital Bandas de Minas e irá receber, provavelmente no próximo dia 30, em Belo Horizonte, 09 novos instrumentos: 1 bombardino, 1 clarinete, 3 flautas, 1 sax alto, 1 sax soprano, 1 trombone de vara e 1 trompete.
Patrimônio cultural de Fabriciano, com 75 anos de história, a banda foi fundada com apoio da então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. O atual maestro é Walter Alves da Silva. Em 07/09/1984 foi inaugurada a sua sede própria, próximo ao trevo da cidade. Em 2014 recebeu o registro como patrimônio imaterial do município, sob os aspectos memória, história, identidade, sociabilidade.
Popularmente conhecida como “Banda do Miro”, alusão a um dos seus fundadores, Clomomiro de Jesus, cidadão conhecido pela sua dedicação e empenho por vários anos às iniciativas culturais e ações a frente da banda, além sua incansável dedicação à banda. A banda apresenta-se voluntariamente em comunidades locais e municípios vizinhos nas principais datas cívicas e comemorativas, promovendo a integração dos seus componentes à sociedade através da música.
Artesanato

Esta semana o vereador Marcos da Luz prestou homenagem do Legislativo à artesã Ilza Helena da Silva (foto), moradora do bairro Geovanini, pelo registro como patrimônio cultural imaterial da sua técnica da arte em cerâmica denominada “Malacabada”. Conhecida como Lelena, a artista plástica é uma lutadora, “uma profissional da arte que merece todo o nosso apoio”, destacou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário