Trajetória de vida e de luta

UM POLÍTICO COM FORMAÇÃO TÉCNICA
UM TÉCNICO COM SENSIBILIDADE POLÍTICA


ORIGEM HUMILDE - Em 1974, às margens do Rio Piracicaba, no bairro Manoel Domingos, nascia Marcos da Luz, o segundo de um grupo de sete irmãos. Filho de Irani e José, veio ao mundo num parto em domicílio. Além da enchente de 79, não foram poucas as dificuldades durante a sua infância. Família grande e poucos recursos. Foi registrado somente aos 07 anos de idade, quando de sua matrícula escolar. Teve que começar cedo a trabalhar, para superar as necessidades da família e ajudar a criar os outros irmãos. Foi engraxate, lavador de carro, vendedor de picolé nos campos de futebol, catador de material reciclável, até se tornar estagiário da Caixa Federal aos 15 anos. Estudou sempre em escolas públicas até chegar à Faculdade. Graduou-se em Ciências Contábeis, aos 22 anos. Em 2003 especializou-se em “Gestão Pública” (pós-graduação).

JUVENTUDE ENGAJADA – Marcos da Luz ingressou na política ainda na adolescência, para extravasar os seus ideais, ampliar os sonhos de mudanças e lutar pela transformação social. Militou nos grupos de base da Juventude Católica, no Movimento Estudantil (onde coordenou o “Fora Collor” em 1992), passou por diversas entidades e conselhos populares, foi dirigente partidário e, desde então, participou de todas as campanhas e diversas atividades sociais e políticas em Fabriciano e região.

TRABALHADOR ZELOSO - Em sua longa vida profissional, trabalhou na Rádio Educadora, na mantenedora no antigo ICMG (SEUT) - hoje Unileste -, até ser aprovado em concursos públicos para cargos administrativos nas Prefeituras de Ipatinga e, depois, Coronel Fabriciano, tendo também atuado nas assessorias da Câmara de Timóteo, da AMVA e da Assembleia Legislativa, onde exerceu a função de Chefe de Gabinete Parlamentar do então Deputado Chico Simões.

CONSTRUÇÃO PARTIDÁRIA - Militante de primeira hora dos movimentos sociais, Marcos da Luz disputou as eleições municipais de 2000, chegando a suplente de vereador com uma expressiva votação. Em 2004, além do compromisso de coordenar o mandato parlamentar de Chico Simões em diversas regiões do Estado, abdicou-se da sua candidatura a vereador para coordenar a campanha de uma ampla frente de partidos que reconduziu Chico Simões à Prefeitura.

BOM DE SERVIÇO - Na Prefeitura, Marcos da Luz assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração e Finanças em 2005, recolocando em ordem as contas do município e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. Implantou um arrojado projeto de gestão, com seriedade, transparência e responsabilidade. Entre outras coisas, modernizou a máquina pública, valorizou os servidores municipais, estreitou o relacionamento com os contribuintes, otimizou a arrecadação e promoveu economias nos procedimentos de compras e licitações. Aliou sua experiência política à formação técnica, assegurando investimentos em obras e nas políticas sociais nunca vistos na cidade. Foi um dos grandes responsáveis pela coordenação da Prefeitura, auxiliando o prefeito Chico Simões em todas as articulações e no sucesso daquele governo.

VEREADOR ATUANTE - Em 2008 Marcos da Luz foi eleito vereador  com 1.441 votos, levando à Câmara Municipal toda a sua experiência de vida e de administração pública, visando a qualificar e fortalecer a representação parlamentar dos setores mais populares da nossa cidade. Em 2012 foi reeleito, sendo o mais votado da cidade, com 1.954 votos. Exerceu com brilhantismo a Presidência do Legislativo em 2013. Cumprindo o terceiro mandato, é considerado um dos vereadores mais presentes e atuantes na defesa das causas sociais e dos interesses coletivos.