sábado, 1 de julho de 2017

“Caminhada pela Paz” chama atenção para altos índices de violência na cidade

Com o tema "A Vida quer Viver!", cerca de duas mil pessoas participaram na manhã deste sábado (1º) da sexta edição da Caminhada pela Paz em Coronel Fabriciano, organizada pelas igrejas católicas e evangélicas da cidade.
            O ato ecumênico denunciou o alto índice de homicídios consumados e mortes violentas no município, que ocupa o 4º lugar no ranking mineiro, com 53%. Os dados são do Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 
Segundo o mapa da violência, a cidade está entre as com maior número de mortes por armas de fogo, sendo que juventude negra, pobre e da periferia é a que mais morre cotidianamente. Este ano a caminhada também combateu o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito.
Incluída no calendário oficial de eventos do município, através da Lei nº 3970/2014, de iniciativa do vereador Marcos da Luz (PT), a marcha teve início na praça da Igreja São Francisco de Assis, no Melo Viana, e dispersão na praça da Estação, no Centro.
“Chega de violência! Precisamos construir uma cultura de paz, a partir compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade entre as pessoas”, disse o parlamentar, na largada da Caminhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário