segunda-feira, 26 de maio de 2014
Contas eleitorais terão chancela de contadores
O vereador Marcos da Luz (PT), contador por profissão, participou quarta-feira (21) da solenidade de abertura do “Seminário Regional de Integração” do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em Ipatinga, quando entregou uma moção da Câmara Municipal ao presidente do órgão, Marco Aurélio Cunha de Almeida (foto).
O evento reuniu profissionais da contabilidade, delegados seccionais, conselheiros e autoridades, com várias palestras de capacitação e atualização sobre as mudanças em curso, favorecendo o aprimoramento dos profissionais da área e também contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Uma novidade este ano, que irá valorizar ainda mais a classe contábil, é a Resolução n° 23.406, do Tribunal Superior Eleitoral, de março deste ano, que determina que as prestações de contas dos candidatos do pleito de outubro deverão, obrigatoriamente, ser assinadas por um contador.
Na opinião de Marcos da Luz, a recente decisão do TSE irá deixar a prestação de contas mais real e fidedigna, valorizando a profissão contábil, dando mais garantias aos candidatos e maior segurança aos cidadãos. Com isso, candidatos e contadores serão responsáveis solidários pela veracidade das informações financeiras prestadas durante a campanha.
“O entendimento do TSE visa aprimorar a transparência e reforçar o combate à corrupção eleitoral. A exigência da assinatura de um contador, além de padronizar procedimentos em todo o país, busca garantir uma maior lisura no controle dos gastos de campanha”, ressalta.
Ficou acertado durante o evento em Ipatinga que o CRCMG, em sua missão de servir de instrumento de proteção à sociedade, deverá capacitar, antes das eleições, os profissionais em contabilidade eleitoral que se interessarem pela área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário