sexta-feira, 23 de abril de 2010

REQUERIMENTO Nº 77/2010 - 58 Anos Metasita

REQUERIMENTO Nº 77/2010

O vereador que este subscreve, na forma regimental, ouvido o plenário, requer ao Sr. Presidente seja enviada “Moção de Louvor” ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos dos Municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), aos cuidados do seu Presidente, Sr. Carlos José de Vasconcelos Silva, no endereço à Av. Monsenhor Rafael, nº 155, bairro Timirim, Cep 35180-000, Timóteo/MG, pela passagem dos seus 58 anos de fundação, a ser completados no próximo dia 24 abril de 2010.

Sala das Reuniões, 23 de Abril de 2010.

Marcos da Luz Evangelista Lima Martins
Vereador - PT

Justificativa – Reconhecido como entidade sindical no ano de 1952, o Metasita foi criado pelo médico fabricianense Pedro Sampaio Guerra durante uma crise na área da saúde, enfrentada por funcionários do setor na região.
Para comemorar o aniversário, a diretoria do Metasita anunciou a antecipação da campanha salarial de emergência. Na pauta, serão apresentadas propostas para a redução da jornada de trabalho para 36 horas, com revezamento de turno, isonomia salarial para os trabalhadores que exercem a mesma função e a antecipação do pagamento da 1ª parcela da Participação do Lucro Real (PLR).
O Metasita faz parte da história dos municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo. A luta pelos direitos dos trabalhadores e todas as suas conquistas contribuem para o crescimento comercial e imobiliário das duas cidades. Só na última negociação da PLR cerca de R$ 30 milhões foram pagos aos trabalhadores da região.
Antes da privatização da antiga Acesita, a empresa chegou a ter cerca de oito mil trabalhadores. Após a sua privatização esse número foi reduzido para cerca de seis mil. Hoje, segundo dados do Metasita, a ArcelorMittal conta com cerca de 2,9 mil trabalhadores.
Além do setor siderúrgico, o Metasita representa os trabalhadores em metalurgia, materiais elétricos, mecânicos, desenhistas, projetistas e da área de informática. A principal empresa da base territorial do sindicato é da ArcelorMittal Inox Brasil.
Com 58 anos de história, a diretoria do Metasita relembra as principais conquistas do sindicato para a qualidade de vida dos trabalhadores, como o fornecimento subsidiado da alimentação e implantação dos restaurantes dentro da empresa, no final da década de 80. E ainda a implantação da semana francesa, durante a greve de 89, gerando a contratação de 600 novos empregados com o sistema de revezamento de turno.
Em sua trajetória, o Metasita também foi responsável pelo Plano de Assistência Médica com até 90% das despesas subsidiadas pela empresa, de acordo com a faixa salarial do empregado.
Ao longo dos últimos três anos, o Metasita luta contra a implantação do turno fixo, adotado pela ArcelorMittal em fevereiro de 2007, na qual a CMCF também está inserida, tendo inclusive realizado uma Audiência Pública no mês de Março, por nossa iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário