sexta-feira, 26 de março de 2010

Audiência marca luta dos metalúrgicos contra “turno fixo” na Arcelor


As reclamações dos metalúrgicos contra o turno fixo implantado há três anos na fábrica da ArcelorMittal Timóteo motivaram a realização de uma audiência pública na última quinta-feira (25) no plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. Proposta pelo vereador Marcos da Luz (PT), a audiência teve como objetivo debater os efeitos da fixação da jornada e as consequências para a saúde física e psicológica dos trabalhadores da siderúrgica.

O encontro contou com participação da direções do Metasita e da CUT Vale do Aço, além de diversos dirigentes comunitários.
“Infelizmente, a ArcelorMittal não mandou nenhum representante e ainda nos enviou um ofício sarcástico, afirmando que para a empresa o turno fixo é fato consumado e não se discute mais”, lamentou Marcos da Luz.
“Esperavámos contar com a sensibilidade e a compreensão da empresa para pelos menos debater conosco a questão. Vamos continuar lutando pela abertura do diálogo e a retomada das negociações quanto à mudança do turno, pois trata-se de um problema grave que tem trazido enormes prejuízos à saúde e ao convívio familiar dos trabalhadores”, afirmou o vereador.
No início da audiência, também foi lido ofício do Ministério Público do Trabalho, justificando a ausência de um representante na audiência pública, em virtude de compromissos institucionais assumidos anteriormente.
Encaminhamentos - Entre outros encaminhamentos retirados na audiência, ficou acertada a realização de uma pesquisa para medir os índices de satisfação dos trabalhadores quanto à jornada fixa de trabalho e a visita de uma comissão formada por vereadores e representantes de entidades à fábrica da Arcelor em Timóteo para conhecer as condições de saúde e segurança do trabalho.

Bairro Limpo - O vereador Marcos da Luz (PT) participa hoje (sábado-27) do evento de encerramento do projeto “Bairro Limpo”, no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. Durante toda a manhã, a programação contará com as barraquinhas de artesanatos e gastronomia na praça “Dona Lia”.
Haverá blitz educativa no trânsito e passeio ecológico na orla do rio Piracicaba, encerrando a caminhada com concentração na praça. A solenidade oficial está prevista para às 10 horas, com a execução do hino nacional pela banda de música do 14º Batalhão, oração ecumênica e fala das autoridades.
Ao final será feita a premiação aos alunos vencedores dos concursos de melhor slogan, melhor cartaz e melhor redação, seguida de show musical com a dupla “Josiney & Josimar”.
Iniciativa da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Bairro Amaro Lanari (Acodebal), o projeto “Bairro Limpo” tem o apoio do vereador Marcos da Luz e da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano.

Conferência de Esporte - Marcos da Luz também participa neste sábado (27), às 08 horas, da abertura da 3ª Conferência Municipal de Esporte de Coronel Fabriciano. Organizada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, a Conferência acontece no Instituto Ethos, no bairro dos Professores. O tema da Conferência é "Por um time chamado Brasil", em virtude da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário