terça-feira, 24 de março de 2009

REQUERIMENTO Nº 50/2009 - Audiência Pública "Se Toque" (Prevenção do Câncer de Mama)

REQUERIMENTO Nº 50/2009

O vereador que este subscreve, na forma regimental, ouvido o plenário, requer da Senhora Presidente seja realizada Audiência Pública, em data a ser posteriormente combinada, com o Grupo “Se Toque” de Apoio e Prevenção do Câncer de Mama, para expor e debater os trabalhos, projetos e ações desenvolvidos em prol da população em geral.
Requer, ainda, sejam convidados para a referida Audiência Pública, além das diretoras do Grupo “Se Toque”, na pessoa da sua Presidente, Josefina de Fátima Barroso, com endereço à Av. Castelo Branco, nº 702, sala 22, Horto, Cep 35160-294, Ipatinga/MG, os representantes dos clubes de serviços, Lions, Rotary, Lojas Maçônicas, Igrejas, Acicel/CDL, entidades assistenciais, associações de moradores e sindicatos de nossa cidade.

Sala das Reuniões, 24 de março de 2009.


Marcos da Luz Evangelista Lima Martins
Vereador PT


Justificativa:

O “Se Toque” foi criado há seis anos por oito mulheres que viveram a experiência de ter câncer. O grupo desenvolve atividades com o objetivo de ajudar outras pessoas a se prevenir conta a doença.
Além de palestras educativas, o grupo mantêm uma Casa de Apoio ao Paciente Oncológico, em parceria com o Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR). O espaço, situado no bairro Ferroviários, possui cerca de 40 leitos e recebe pacientes de baixa renda das cidades da região que fazem o tratamento.
O “Se Toque” atua na conscientização sobre os direitos do paciente, orientando também sobre exames preventivos de câncer e informações nutricionais. Anualmente realiza a Caminhada contra o Câncer, em Ipatinga.As suas dirigentes entendem que a prevenção é o único caminho de tornar o tratamento menos doloroso. Com isso, a pessoa tem chance da cura com qualidade de vida, sem sofrer mutilação ou um tratamento mais agressivo.
Diante da grande relevância deste magnífico projeto social, achamos por bem a realização de uma Audiência Pública para conhecermos melhor e avaliarmos formas de participação que venham contribuir com a sua manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário