terça-feira, 6 de abril de 2010

Marcos da Luz visita Câmara Mirim de Ipatinga


O vereador Marcos da Luz (PT) participou ontem (segunda-5) da cerimônia de posse da Câmara Mirim do município de Ipatinga, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. Ele foi recebido pelo vereador Nardyello Rocha (PMDB), com quem conversou e buscou experiências sobre o assunto.
Segundo o vereador de Fabriciano, sua vontade é instituir o projeto Câmara Mirim em sua cidade, na forma da Resolução nº 387/2010, de sua autoria, aprovada em janeiro deste ano. Ele defende que as eleições já ocorram no primeiro semestre. “Fomos à Ipatinga para conhecer o projeto e queremos aproveitar essa experiência de sucesso. A Câmara Mirim é um trabalho pedagógico permanente que auxilia a promoção da cidadania e a formação política”, disse.
Acompanhado pela pedagoga Luiza Jácome, Marcos da Luz justifica: “queremos preparar os jovens para formar cidadãos com uma nova consciência política. Eles se tornarão adultos mais sérios, coerentes e responsáveis”. “É uma oportunidade para os adolescentes entenderem melhor o processo legislativo e conhecerem os poderes constituídos”, reforça a pedagoga. Marcos da Luz diz que irá buscar também parceiras e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da 9ª Superintendência Regional de Ensino e da Justiça Eleitoral.
O aumento da participação popular nos processos legislativos é visto por Nardyello como um grande benefício à democracia. “Nós passamos a ter no Legislativo pessoas que não participavam, tais como os estudantes, parentes e amigos. Nós precisamos trazer para a política pessoas de bem. E é com a educação que isso se tornará realidade”, disse Nardyello Rocha, garantindo todo o apoio técnico da Câmara de Ipatinga para que a Câmara de Coronel Fabriciano implante com sucesso o projeto.

Direitos Humanos - O vereador Marcos da Luz (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Coronel Fabriciano, reuniu-se ontem (segunda-5) com o delegado regional de Polícia Civil, João Xingó de Oliveira, para solicitar apuração de responsabilidade e de possível abuso de autoridade na operação policial empreendida no último dia 31 de março, no bairro Sílvio Pereira II, quando houve danos materiais na residência da conselheira tutelar Simone Garcia Costa.
Na oportunidade, ele pediu que fosse informado da abertura de sindicância administrativa na 1ª DRPC para averiguações do caso e também dos procedimentos tomados para reparação dos danos causados aos moradores. “Manifestamos o nosso mais veemente repúdio a qualquer ataque aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana e pedimos que sejam apurados os fatos noticiados pela imprensa, segundo os quais a abordagem policial foi violenta e agressiva”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário