quinta-feira, 22 de abril de 2010

25/04 - Dia do Contabilista


No dia 25 de abril, data em que comemoramos no Brasil o Dia do Contabilista, vale a pena destacar a importância e responsabilidade que esse profissional exerce perante a sociedade.
Desde 2005 a nossa Administração Municipal, em parceria com a Delegacia Seccional do CRCMG, realiza atividades para marcar a passagem da data no Município, reconhecendo e valorizando a classe, através de debates sobre a importância do contabilista no desenvolvimento econômico e social da cidade.
É através do trabalho do contabilista que o Município garante receitas, como, por exemplo, mediante o preenchimento correto do VAF - que gera o ICMS -, com o ISS Eletrônico, além da captação de recursos para o FIA, assegurando investimentos nas políticas públicas, sobretudo, nos programas sociais.
Muitos não sabem diferenciar esses gêneros da profissão contábil, mas na verdade, contabilista é sinônimo de contabilidade, abrangendo o campo de atuação tanto dos contadores quanto dos técnicos em contabilidade.
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade. Pode ser de uma empresa, de uma instituição, até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços.
Dentro deste perfil, ele pode exercer diversas atividades, como por exemplo, numa empresa ele pode ser responsável pela gestão orçamentária, fazer auditorias (inspeções) financeiras, registrar as principais contas, planejar investimentos, controlar gastos, orientar pagamentos, fazer balanços.
Por isso, precisam conhecer a legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país, os princípios de funcionamento e o patrimônio da empresa onde trabalham. Também precisam de conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática e de alguns ramos da administração, de recursos humanos e do direito. E, cada vez mais, o uso das novas tecnologias é um diferencial no perfil profissional do contabilista.
Os contabilistas também podem ser chamados para ajudar no cumprimento dos deveres fiscais de seu cliente. Nesta época de declarar o Imposto de Renda, por exemplo, aumenta a carga de trabalho deste profissional.
Sabe-se que dentre os elementos mais desejados pela sociedade moderna, o patrimônio ocupa lugar de destaque. Este patrimônio é o objeto fundamental da contabilidade, e se constitui em ponto de convergência sobre o qual incidem estudos e pesquisas no campo contábil, especialmente nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, observando suas variações, quando este patrimônio está vinculado a pessoas, empresas e todas as demais entidades, em que suas decisões quando tomadas dentro da boa técnica, são sustentadas pelas informações produzidas pela contabilidade.
Diante de sua imensa inserção social e para a sintonia entre a sua grandeza e o seu exercício no dia a dia, o contabilista deve manter-se sempre atento aos bons procedimentos éticos, sobretudo no que se refere à honestidade, dignidade e liberdade profissional.
Como uma forma de homenagem e respeito, o dia 25 de abril foi instituído oficialmente como o “Dia do Contabilista” em Coronel Fabriciano, através da Lei nº 3.514/2010, de minha autoria, lembrando a honrosa classe dos contabilistas que atuam em nossa cidade.

* Marcos da Luz é Bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão Pública. Vereador pelo PT em Coronel Fabriciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário