terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Marcos da Luz cobra abertura de turmas de 2º grau à noite


O vereador Marcos da Luz (PT) enviou esta semana correspondência à Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, em Belo Horizonte, cobrando a abertura de vagas e turmas para o 1º ano do ensino médio (segundo-grau), no horário noturno, na rede estadual de ensino, em Coronel Fabriciano.
O petista disse que foi procurado, entre outras, pela mãe de aluno Maria da Penha Porto Roque, moradora do bairro Santa Cruz, pedindo sua intercessão, no sentido de pleitear junto ao Estado a garantia de vaga para o seu filho, um adolescente de 17 anos, que trabalha durante o dia e que precisa e quer estudar à noite.
Ansiosa, ela disse que junto com várias mães de Fabriciano tem ficado aflita em busca de uma vaga para o filho: “nenhuma escola da rede estadual tem 1° ano do ensino médio no horário noturno”, lastima. Penha Porto acresenta que o número de casos não atendidos no programa “Educação para Todos” aumentou consideravelmente em 2010, “pois as escolas simplesmente estão fechando as portas para nossos filhos”, diz.
Em sua opinião, com escolas de portas fechadas para os adolescentes as dificuldades enfrentadas pela população de baixa renda aumenta cada vez mais. “O que governador tem a dizer sobre isso? Estou fazendo esta indagação em nome de todas as mães, pois estamos passando pela mesma dificuldade. Meu intuito é exigir o direito de estudo para nossos filhos, pois temos escolas e professores estruturados para receber nossos filhos no horário noturno, porém estão com as portas fechadas por medida do Governo do Estado”, ressalta.
A mãe completa dizendo que “temos que nos responsabilizar por nossos filhos e é isso o que estou fazendo, quero alcançar meu objetivo. Pedimos que seja solucionado este problema, devido o ano letivo já ter começado e ainda não tivemos a oportunidade de matricular nossos filhos por causa da falta de vagas no horário noturno, já que eles trabalham em horário comercial, impedindo que estudem no horário matutino ou vespertino”. Marcos da Luz disse que encaminhou a solicitação à Secretaria de Estado da Educação, pedindo providências urgentes e aguardando breve retorno.
Por fim, a mãe do aluno referiu-se ao Estatuto da Criança e Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90), onde diz que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador. E que também enfatiza que os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

Posses PT - O vereador Marcos da Luz (PT) participou no último domingo (21) da solenidade de posse do Diretório Municipal do PT de Antônio Dias, quando foi empossado o novo presidente da sigla, o sindicalista Joaquim Maria.
Na oportunidade, o vereador falou do momento político em que o PT comemora seus 30 anos de fundação, a realização do 4º Congresso e as estratégias do Partido para as eleições 2010, ressaltando a importância da região para a continuidade do projeto nacional do PT, com a definição da indicação da ministra Dilma Rousseff.
Ontem (terça-23) ele participaria da posse do vereador Keisson Drumond (PT), eleito presidente do PT de Timóteo para o biênio 2010/2012, na sede do Partido, à rua Levindo Ribeiro Araújo, nº 4, Vila dos Técnicos.
Em Coronel Fabriciano Marcos da Luz também foi eleito vice-presidente do PT e será empossado junto com o presidente Jardel Lopes, em data ainda a ser marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário