PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 381/2009
“Dispõe sobre a concessão de Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Cristiano Carneiro Ebner”
O POVO DO MUNICÍPIO DE CORONEL FABRICIANO, por seus representantes legais, APROVA:
Art. 1º - Fica concedido ao Sr. Cristiano Carneiro Ebner “Diploma de Honra ao Mérito”.
Art. 2º - A entrega do mencionado Diploma será feita em Sessão Especial do Legislativo, em data a ser oportunamente fixada.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.
Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, 11 de Dezembro de 2009.
Marcos da Luz Evangelista Lima Martins
Vereador - PT
Justificativa:
Cristiano Ebner, membro de uma conceituada família de nossa cidade, hoje é um ilustre representante de Coronel Fabriciano no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, após ter sido nomeado para o cargo inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior.
Em recente matéria do jornal Estado de Minas, de 06 de Dezembro de 2009, com o título “Em busca de desafios”, cópia anexa, o jovem diplomata foi destaque ao dissertar sobre o concurso público e a formação profissional nesta díficil área.
As mudanças nas relações internacionais estão ocorrendo de maneira acelerada e intensa. Tal evolução enriquece e pauta a atuação do diplomata, que deve estar sempre atualizado. Para bem defender e representar os interesses brasileiros, é de particular importância que o agente diplomático – obrigado a se afastar do país no exercício de suas funções – mantenha vínculos e contatos permanentes com a sociedade nacional.
O Itamaraty tem tradição de bem servir ao interesse público. José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, legou-nos um padrão de excelência que os atuais diplomatas, entre eles o Cristiano Ebner, hoje se esforçam em manter.
Essa noção de diplomacia pública, que orienta as atividades do Itamaraty, constitui a principal fonte de renovação e, ao mesmo tempo, de legitimidade do Serviço Exterior brasileiro.
Portanto, esta é uma singela homenagem do Poder Legislativo, para desejar muito sucesso e pleno êxito ao jovem fabricianense em sua carreira profissional.
Carreira Diplomática
O ingresso na carreira diplomática se dá mediante concurso realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão encarregado da seleção e treinamento de diplomatas. Aprovado no concurso, realiza-se um estágio de dois anos, organizado nos moldes de um curso de mestrado, e entra-se para a carreira diplomática como Terceiro Secretário. Os cargos seguintes na carreira são os de Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).
Para se inscrever no concurso de admissão, o candidato deve ser brasileiro nato; estar em dia com o serviço militar e com as obrigações de eleitor; ter bons antecedentes; e ter concluído, antes da inscrição, curso superior reconhecido de graduação plena.
O treinamento durante a carreira é intenso e contínuo, de modo a preparar o diplomata a tratar de uma série de temas, desde paz e segurança até normas de comércio e relações econômicas e financeiras, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios, passando, naturalmente, por tudo que diga respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação do Brasil com seus parceiros externos. Dominando estes temas, o diplomata deverá ser capaz de desempenhar suas funções: representar o Brasil perante a comunidade de nações; colher as informações necessárias à formulação da política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do país; assistir às missões no exterior; proteger os compatriotas e promover a cultura e os valores do povo brasileiro.
Fonte: http://www.mre.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=72&Itemid=366
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário