quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

História: Colégio Angélica completa 60 anos em 2010


A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovou em sua última Reunião Ordinária deste ano, na terça-feira (15), o Projeto de Resolução nº 377/2009, que propõe a realização de solenidade comemorativa aos 60 anos de fundação do Colégio Angélica de Coronel Fabriciano, em 2010. A iniciativa foi dos vereadores Marcos da Luz (PT), Djalma Eugênio (PT) e Wailson Lima (PR), com a aprovação unânime dos demais parlamentares.
Fundado em 1950, sob a direção das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, o Colégio Angélica nasceu do sonho de Dom Helvécio, Arcebispo de Mariana, Diocese a qual Coronel Fabriciano, distrito de Antônio Dias, pertencia à época.
Uma placa afixada nas dependências da Escola diz o seguinte: “D. Helvécio Gomes de Olveira, Arcebispo de Mariana, fundou este Colégio, em 05/09/50, para formação da juventude do Vale do Aço, sendo Capelão o Revmo. Padre Antônio Rocha e Superiora Geral a Revma. Madre Maria de Nossa Senhora da Glória”.
No mesmo contexto, a Reunião Ordinária também aprovou Projetos de Resolução propostos pelos mesmos autores que concedem Cidadania Honorária à três benfeitoras do Colégio Angélica: Irmã Auxiliadora, Irmã Aracoeli e Irmã Donatila. A entrega dos títulos será durante a Sessão Especial de comemoração dos 60 anos do Colégio Angélica, em 2010.
Para a realização da reunião solene, foi autorizada a transferência provisória da sede da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, em data a ser agendada posteriormente.
Na opinião de Marcos da Luz, “sem romper com a tradição de ser uma escola fundamentada nos princípios éticos e cristãos, o Angélica atualiza-se constantemente, acompanhando a evolução dos tempos. Mantém um quadro de professores e funcionários qualificados e habilitados para suas funções, atento à evolução e exigências da educação atual. Prioriza o desenvolvimento integral do ser humano e cultiva a memória dos fatos marcantes de sua história”, ressalta.
Diplomata - Requerimento nº 190/2009, de autoria do vereador Marcos da Luz (PT), aprovado pela Câmara Municipal, concedeu “Moção de Louvor” ao jovem Cristiano Carneiro Ebner, 30 anos, advogado fabricianense aprovado no Concurso de Admissão da Diplomacia Brasileira, mestrando do Curso de Formação do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o vereador, Cristiano Ebner é hoje um ilustre representante da cidade na Diplomacia Brasileira, após ter sido nomeado para o cargo inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior. Em recente matéria do jornal Estado de Minas, do dia 06 de dezembro, com o título “Em busca de desafios”, o jovem diplomata foi destaque ao dissertar sobre o concurso público que fez e a formação profissional nesta díficil área.
“Esta é uma singela homenagem da Câmara, para desejar muito sucesso e pleno êxito ao jovem fabricianense em sua carreira profissional”, diz o petista.

Um comentário:

  1. Conheço o rapaz e é um exemplo de diplomata em Brasília. Desejo todo o sucesso para ele em sua carreira.

    ResponderExcluir